DEPOIMENTOS

JOSÉ RICARDODiretor Financeiro Administrativo Cigás Manaus
"A Companhia de Gás do Amazonas, em parceria com a FDC – Fundação Dom Cabral para implantação do Programa PAEX, evoluiu significativamente seu nível de Governança Corporativa neste curto espaço de tempo.  A metodologia desenvolvida por essa Fundação, de inquestionável excelência quanto à qualidade, nos auxiliou na evolução na gestão da execução da nossa estratégia, otimizando a organização dos processos, efetivando ações de melhorias em nossos controles internos, permitindo a implantação de projetos essenciais, que têm contribuindo sobremaneira para a obtenção de excelentes resultados.  Importa mencionar que, de fato, no início, tivemos dificuldades, mas estas restaram superadas, vez que conseguimos remodelar nossa cultura interna, que se viu obrigada a amadurecer na elaboração e acompanhamento da nossa estratégia, passando a compreender os benefícios das análises dos indicadores de desempenho em nossas AGM´s, o que levou um tempo para ser disseminada para toda a Companhia, levando, por conseguinte, ao engajamento de todos neste processo de grande relevância. Hoje, podemos dizer que temos um programa implantado em nossa Companhia com sucesso, em que ousamos afirmar, metaforicamente, que a CIGÁS atingiu “voo de cruzeiro”.  Nossa expectativa é de que esse processo deva evoluir nessas projeções, evoluindo continuamente, de modo a permitir o alcance da Visão projetada (Ser reconhecida como a melhor Companhia de soluções energéticas no Estado do Amazonas), contribuindo ainda mais para o amadurecimento da nossa Governança Corporativa."                                                       
RENATA RODRIGUESDiretora Comercial Ótica Avenida Manaus
"O Paex contribuiu muito com nossa empresa. Nós tivemos vários marcos durante os 30 anos da empresa e o Paex faz parte de um destes: a nossa empresa realmente mudou de comportamento. O programa mexeu um pouco internamente, porque é muito provocativo, mas isso foi super válido já que nos fez refletir e mudar de comportamento. Então eu posso citar diversas situações: desde quando desmistificamos o que é realmente o DNA da empresa, missão, visão e valores; nós conseguimos buscar o engajamento, melhorar a comunicação (somos 20 lojas, além de dois laboratórios), então conseguir alinhar a comunicação de todas essas unidades era algo muito desafiador. Com o Paex, conseguimos fazer o alinhamento. Depois que você tem um mapa estratégico, com os indicadores do ano e tem um direcionamento, todos ficam sabendo em que empresa se está trabalhando e para onde estamos indo. Antes tínhamos uma boa vontade enorme, mas boas ideias ficavam engavetadas e travadas. Hoje temos boas ideias que conseguimos colocar em prática e que, a cada ano, melhoramos a nossa capacidade de execução. Um outro ponto que eu posso colocar, foi o momento que o Brasil viveu em 2015, onde algumas empresas já reclamavam do cenário de crise e nós não estávamos sofrendo. Eu acredito fortemente que isto foi fruto do trabalho que fazíamos com o Paex e com outra empresa. O Paex nos encorajou a sair desse processo, compreendendo de forma muito madura e muito profissional o cenário, sem entrar no desespero. Seria normal qualquer empresário tomar uma decisão movido pelo desespero , do que avaliando presente e futuro e aprendendo com o que passou. Acredito que as monitorias, o fórum em que participamos e as provocações que tivemos, pela OBS e pelo Paex, nos fizeram entender que podíamos ser mais assertivos, minimizando o risco no momento da crise”.
ROMERO REIS Presidente da RD Engenharia
“O Paex é uma ferramenta extremamente estratégica que trouxe para nós uma metodologia e muito conhecimento técnico. Com certeza nós poderemos navegar nesse mercado que é tão revolto, com muita segurança e buscando o crescimento sustentável nos próximos anos”.
DANIEL PISócio-Diretor da 4 Mares
“Nós somos uma empresa de distribuição dentro do varejo alimentar e já faz um certo tempo que procurávamos um programa que pudesse nos ajudar na questão de uma gestão participativa. O Paex veio de encontro a isso. Estamos há 1 anos e 2 meses no programa. O processo de namoro, até fechar negócio foi quase esse tempo, demorou um pouquinho para nos convencermos. Durante esse 1 ano e 2 meses ele funcionou muito bem. A aproximação da ideologia com a base tem funcionado muito bem e isso tem ajudado nessa questão de gestão participativa, via as ferramentas de AGM e principalmente FCA. Pra gente o Paex tem sido bastante proveitoso”.
WLANDEMIR FIGUEIREDOSuperintendente da TV Lar
“A especialização da FDC, para mim, foi super inovadora, foi uma libertação, porque trouxe um conhecimento diferente de tudo o que eu tinha aprendido até então. Me fez repensar conceitos, formas de trabalhar, de encarar o mundo profissional de forma que eu nunca imaginei na minha vida. Hoje encaro o mundo profissional e os problemas da empresa de forma totalmente diferente de antes de fazer Fundação Dom Cabral. Ela me possibilitou estar em um time de grandes profissionais”.
LUCIMAR FERNANDESDiretora Executiva do Centro Médico Santa Clara
“O Paex trouxe para dentro da empresa uma profissionalização muito grande. Realmente o controle dos números, o painel de bordo, com o qual nós acompanhamos mensalmente indícios da performance dos gerentes e os números efetivos da empresa. Isso trouxe um avanço muito grande. Pensar em estratégias pro futuro a longo prazo, isso realmente traz uma diferença muito grande para a empresa, modifica a visão dos colaboradores e efetivamente o nosso posicionamento no mercado. Os clientes percebem isso, essa nossa nova visão”.
ELENITA LACERDACoordenadora de Planejamento da Cigás
“Com o Paex, de início nós tivemos uma nova estruturação na Cigás. No primeiro ano, tivemos uma grande organização, dividimos a empresa em centros de custos e tivemos um controle melhor de orçamento. Tivemos implantação de sistemas ERP (Enterprise Resource Planning) integrados, um mapa estratégico mais evoluído e indicadores novos que não víamos antes, além da implantação da ISO e de escritório de projetos. Hoje a Cigás tem muitos projetos em andamento, inclusive de expansão da rede, sendo acompanhada por este escritório. Sem esquecer de toda a diversificação que as AGMs (Avaliações Gerenciais Mensais) nos trás, com a unificação de informações com os diretores e interação com todos os gestores, todos falando a mesma língua e com engajamento”.
ANDRÉ RODRIGUESDiretor Financeiro do ICBEU Manaus
“Eu escolhi a Dom Cabral porque já conhecia a instituição de trabalhos anteriores e sabia da qualidade e experiência dos professores. O conteúdo é algo que conseguimos aplicar de imediato no dia a dia do trabalho. A excelência da Fundação Dom Cabral foi primordial para a escolha desta especialização”.
CLÁUDIO BARRELLADiretor da Tutiplast
“A gente teve oportunidade de conhecer o paex há 4 anos atrás e esse trabalho com o Paex foi um diferencial para a nossa empresa. Foi exatamente num momento de mudanças econômicas e que com a ajuda do Paex, conseguimos sobreviver a toda essa turbulência com muito mais força, com muit mais organização e muito mais foco. Acredito que se não tivesse o Paex, teríamos grande dificuldades e quem sabe não teríamos sobrevivido a esse período todo. Uma outra vantagem do Paex para nós e que ele faz com que dentro da empresa a gestão seja focada em metas, em números. Esse trabalho comas AGMs faz com que todo o grupo foque para resultados, resultados em conjunto. As vaidades deixam de existir em função de um objetivo maior que é o sucesso da empresa como um todo. Então essa visão sistêmica de trabalho, de mercado que o Paex nos dá, além disso nos permite treinar várias pessoas, não só a gerência como também todos os elementos de ação e decisão são treinados para o mesmo foco. Eu achoque a grande virtude do Paex é exatamente isso: é treinar a gestão. O Paex é uma ferramenta que as empresas usam por 3 a 4 anos, porque é tão eficiente e molda as pessoas a pensar dessa forma. Nós gostamos porque é uma metodologia que nos ajuda bastante. Eles não querem perpetuar, eles querem ensinar as empresas a caminhar com suas próprias pernas e essa é a grande função do Paex, de uma forma produtiva, organizada e técnica”.
SUZANA AFONSO GARCIADiretora do Frigorífico Vitello
"Tenho uma relação com a Fundação Dom Cabral de vários anos, em razão da empresa e adoramos a metodologia utilizad. Os professores são de uma experiência extraordinária, com conhecimento fora do comum. Eu já tive oportunidade de fazer outros cursos em outras instituições também de renome, mas eu acredito que igual a Fundação Dom Cabral não tem, ela é superior a todas as outras principalmente em razão da qualidade dos professores”.
CARLOS RODRIGUESDiretor Comercial da Foto Nascimento
“Eu já fiz Paex durante dois anos e meio a três anos, conhecia o estilo da Fundação, as pessoas iam à empresa e mostravam como aliar  teoria com a prática, com FCA  e com balance scorecard da empresa, com painel de bordo. Me interessei pela forma e praticidade que a Fundação Dom Cabral aborda os assuntos de gestão. Escolhia a FDC por indicações, já conhecia boa parte da equipe de professores e via que ela era muito gabaritada, também já fui na sede da Fundação Dom Cabral em Belo Horizonte. Ela agrega muito conhecimento, me faz retornar a conceitos que vi na faculdade, fazer um link com projetos do trabalho com assuntos que vemos nas aulas e o principal que é o networking, conhecendo pessoas de outras empresas de Manaus, conhecer gente nova e trocar experiências com os professores”.
TOPO